A Diretoria de Serviço Militar disponibiliza ao cidadão a opção de realizar o pré-alistamento pela internet.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exêrcito, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

O serviço militar ê obrigatório conforme o prescrito no art. 143 da Constituição Federal, portanto, todo jovem brasileiro, do sexo masculino, deve realizar seu alistamento no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que completar dezoito anos.

O alistamento deverá ser realizado na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. (Pesquise aqui a sua JSM)

Caso esteja residindo no Exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.

A Diretoria de Serviço Militar disponibiliza ao cidadão a opção de realizar o prê-alistamento pela internet.

O prê-alistamento consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. Com isso, o tempo de permanência na Junta de Serviço Militar (JSM) para recebimento do Certificado de Alistamento Militar (CAM) será menor. Contudo, este serviço está condicionado ao fato da JSM do seu município possuir acesso à Internet.

A JSM ê um órgão de Serviço Militar sob responsabilidade da prefeitura do seu município e, caso ela não possua acesso à internet, o alistamento deverá ser realizado pessoalmente na JSM.

Para solicitar o pré-alistamento será necessária a utilização dos dados de um dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Nacionalização; ou
  • Registro Geral (Identidade).

Caso deseje realizar o pré-alistamento agora clique no botão Aliste-se.

Aliste-se